Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Pedir Música

Unordered List


Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

"Somos uma página de informações de Aquiraz e região, estamos no ar desde de 2010"


Nosso Whatsapp (85) 9.9650 0074

Email: guga.audiosound@gmail.com

Instagram @deolhoemaquiraz

Twitter @deolhoemaquiraz

Notícia em Destaque

Olha o que aconteceu com esse caminhão na Estrada da Prainha

Receba essas e outras informações em primeira mão no seu celular  através do nosso APP, clique no Link a seguir e baixe      https://goo...

Google+ Followers

Siga-me por e-mail

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curiosidade

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Videos

[video][txvideo]

Galeria

[Brasil][gallery]

Aquiraz

[Aquiraz][txmag]

Mais lida

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Coleta Seletiva do Eusébio recebe prêmio nacional de sustentabilidade


O projeto de Coleta Seletiva do Eusébio foi premiado na noite desta quinta-feira (30),  em São Paulo, com o Selo Benchmarking: Legítimo em Sustentabilidade 2016. A comenda foi entregue à Fundação Alphaville, parceira da Prefeitura de Eusébio, em reconhecimento ao programa de mobilização bem sucedida entre os setores; público, privado e comunidade, com a facilitação do terceiro setor, para a resolução de um problema comum na cidade: a coleta seletiva. A solenidade foi realizada no Hall Nobre e auditório do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
Pelo projeto, realizado pela Prefeitura, com apoio e assessoramento da Fundação, foi criada uma cooperativa entre os catadores de lixo no Eusébio, com 20 associados. O que resultou em um aumento de renda para os catadores incluídos na associação de R$ 100,000 para R$ 600,00 ao mês, em média. A comunidade foi beneficiada com o atendimento de 50% dos munícipes com coleta seletiva porta a porta, na primeira fase, beneficiando 27.917 pessoas com o recolhimento de 30% dos materiais passíveis de reciclagem.


A  Fundação Alphaville participa do projeto como responsável pela mediação entre os setores, pela formação dos catadores e pela metodologia de educação ambiental comunitária. “A ideia era promover a conscientização da população e o compromisso com a sustentabilidade no município, fazendo com que todos se sentissem envolvidos com a causa: catadores, comerciantes, setores público e privado e população em geral. Além disso, queríamos melhorar as condições de segurança e higiene da região e contribuir de forma assertiva com a renda dos catadores de materiais recicláveis, e, mais que isso, com o meio ambiente e a sustentabilidade local,” comenta Graça Rodrigues, Coordenadora de Sustentabilidade da Fundação Alphaville no Ceará.


A Prefeitura de Eusébio, por sua vez, cedeu e reformou a Central de Triagem, e deu suporte para a organização da cooperativa, cedeu o caminhão de coleta e as máquinas para a prensa dos materiais recicláveis, e demais equipamentos e materiais, além de assessorar e coordenar diretamente o projeto, por intermédio da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), tendo a frente o presidente Celso Rodrigues e a coordenadora de educação ambiental, Stela Barros.
Outra ação da Fundação é a organização da logística da coleta nas ruas e a participação de 360 alunos do Programa Jovem Sustentável, junto com os catadores, servidores municipais e alunos das escolas municipais, no intenso trabalho de mobilização comunitária para adesão da população ao novo sistema.
A Fundação Alphaville também doou 20 mil sacos de ráfia de 100 litros e vem orientando a comunidade sobre como acondicionar os materiais recicláveis de maneira higiênica e segura, além de possibilitar a identificação dos demais resíduos, que continuam sendo recolhidos pela coleta diária da Prefeitura de Eusébio.
Atualmente, o município do Eusébio, gera cerca de 940 toneladas/mês de resíduos. Desses, aproximadamente 30% são materiais recicláveis, que, destinados da maneira correta, podem gerar benefícios sociais, ambientais e econômicos para a região.
O prefeito Júnior, presente a solenidade de entrega do selo, observou que a ideia é expandir cada vez mais o projeto, com atendimento de 100% da região em até um ano. Para tanto, destacou que, uma parceria com a empresa 3Corações, possibilitou a doação de mais um caminhão que possibilitará o aumento da população a ser atendida pela Coleta Seletiva. “Sentimos-nos felizes, pois em apenas um ano de funcionamento, completados em maio, nosso projeto já mereceu reconhecimento nacional. Isso nós dá mais responsabilidade e a certeza de que estamos no caminho certo”, frisou o gestor municipal.
O case Benchmarking da Coleta Seletiva do Eusébio passa agora a integrar o maior banco digital de práticas de sustentabilidade certificadas (mais de 350 cases) com livre acesso do país. A experiência será publicada em livros e revistas especializadas e de gestão, além de ser apresentada em encontros técnicos.
O Programa Benchmarking se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com metodologia própria reconhecida pela ABNT, reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas socioambientais das instituições brasileiras. Já certificou 339 práticas de 182 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Com aproximadamente 200 especialistas de 22 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade.
Com Benchmarking Brasil
←  Anterior Proxima  → Inicio

Nosso Facebook

Anuncio

Anuncio

Total de visualizações

Nosso Facebook