Principais Pontos Turísticos de Aquiraz - Ceará
Breaking News
recent

Principais Pontos Turísticos de Aquiraz - Ceará

Museu Sacro São José de Ribamar


Museu Sacro São José de Ribamar ou Museu de Aquiraz é um museu brasileiro localizado no município de Aquiraz, no Ceará. O Museu possui um acervo variado de bens, com cerca de 1.400 objetos, missais, alfaias, imagens eruditas e negritolares etc, classificados provisoriamente, nas coleções de imaginária, ourivesaria, mobiliário e indumentária, datados, em sua maioria, dos séculos XVIII e XIX.
Primeiro museu de arte sacra do Ceará e um dos primeiros do Nordeste, o Museu de Aquiraz foi inaugurado no dia 27 de setembro de 1967. No prédio que hoje abriga o museu funcionou, em 1742, no primeiro pavimento, a Cadeia Pública. A parte superior do prédio, construída em 1877, com mão-de-obra dos retirantes da seca, destinava-se à Prefeitura e à Casa de Câmara.
O edifício do Museu de Aquiraz foi tombado pelo Governo do Estado do Ceará, através do decreto 16.237, de 30 de novembro de 1983.
Museu Sacro São José de Ribamar passou por restauro completo, realizado entre 2009-2010, com recursos provenientes da SETUR (Secretaria de Turismo do Estado). As obras já foram entregues parcialmente. Embora a edificação seja pequena, o prédio agregava exposições, reserva técnica e administração. Agora ficará apenas com as exposições de longa duração e os demais espaços foram transferidos para um prédio anexo. No anexo funciona a administração, reserva técnica e uma sala para exposições temporárias. O Museu Sacro São José de Ribamar ou Museu de Aquiraz, como é conhecido de todos, fica no Centro Histórico da cidade de Aquiraz (22 km de Fortaleza), logo atrás da igreja, numa esquina pouco movimentada da praça Cônego Araripe. Foi inaugurado há quarenta anos, em 27 de setembro de 1967, por José Hélio Paiva, padre que reunira, por conta própria, algumas peças raras e decidira colocá-las à disposição do público.
No interior do museu há um acervo de mais de 450 peças que resultaram principalmente do espólio dos jesuítas. Foi ali que funcionou, na Vila de São José de Ribamar, a primeira escola de Latim do estado, posteriormente transformada em fábrica de cachaça e, anos depois, desativada por se encontrar em zona urbana.
Francisco Nunes, o guia de meia idade que mora a algumas quadras de onde trabalha, gosta de bíblias. Na visita-guiada, ele diz: “Só fundaria um museu se tivesse uma bíblia bem antiga”. No Museu de Aquiraz, há algumas delas e também missais, peças que, à primeira vista, podem ser confundidas com bíblias. Francisco se detém numa das prateleiras dedicadas a elas. Nas lombadas e capas, os anos variam: 1627, 1738, 1800... O guia confirma: “Grande parte do acervo do museu data dos séculos XVIII e XIX”.

EndereçoPraça Cônego Eduardo Araripe, 22 - Lot. Parque da Piranha, Aquiraz - CE, 61700-000

Horários de funcionamento:

sexta-feira 08:00–17:00
sábado 08:00–17:00
domingo Fechado
segunda-feira08:00–17:00
terça-feira08:00–17:00
quarta-feira08:00–17:00
quinta-feira08:00–17:00




Aquiraz Riviera


Aquiraz Riviera é um complexo turístico-imobiliário situado na Praia de Marambaia, no município de AquirazRegião Metropolitana de FortalezaCeará. Com sua pedra fundamental lançada em 4 de junho de 2007[1], o empreendimento foi aberto ao público ao final de 2008[2]. Vendendo lotes unifamiliares desde junho de 2009[3], o complexo também agrega grandes lotes hoteleiros à beira-mar, sendo o primeiro deles ocupado pelo Dom Pedro Laguna - Beach Villas & Golf Resort[4], de bandeira portuguesa, aberto desde dezembro de 2010.
É um empreendimeto sólido e que conta com o apoio do Ceará Investment Fund, um fundo imobiliário independente e de gestão profissional com recursos financeiros oriundos de grandes investidores que elegeram o Aquiraz Riviera como um dos principais investimentos de sua carteira que hoje soma 5 investimentos no Estado. O empreendimento também conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará.
EndereçoRua Um, s/n - Enseada Praia, Aquiraz - CE, 61700-000

Ytacaranha Parque


Beach Park


Beach Park é um complexo turístico do litoral do Nordeste do Brasil, na praia de Porto das Dunas, município de Aquiraz, a 26 quilômetros de Fortaleza. Seu parque aquático é considerado o maior da América Latina[1] distribuído numa área total de 20.000 m² e 13 km² de área específica do parque aquático.
No complexo, além de praias, quatro resorts e ampla rede de lounges e restaurantes. O parque possui cerca de 18 atrações, entre radicais, moderadas e infantis. O Beach Park Resort recebe mais 1,7 milhão de visitantes todos os anos[2][3] e utiliza mais de 7.793.000 litros de água no Acqua Parque.[4]
Inaugurado em 1989, o parque é filiado a órgãos de turismo e lazer do nacionais e internacionais. Faz parte da World Waterpark Association (WWA), International Association of Amusement Parks and Attractions (IAAPA), da Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento (ABRASEL), da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) e da Aquiraz Convention & Visitors Bureau (ACVB). Em 2016, começaram negociações para uma provável filial do parque na capital baiana, no espaço do antigo aeroclube plaza show.[carece de fontes]
Em 2013, foi classificado como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.[5] Em 2015, o parque foi considerado o segundo melhor parque aquático do mundo pelos usuários do site TripAdvisor.[6] O empreendimento também já ganhou vários outros prêmios internacionais (Via Wikpédia)


EndereçoRua Porto das Dunas, 2734 - Porto das Dunas, Aquiraz - CE, 61700-000
Telefone(85) 4012-3000
Tecnologia do Blogger.

Antes de sair gostaria de receber nossas notícias e ganhar dois e-book? deixe seu e-mail

100% gratuito

atualizado

sem spam